GoioNEWS - O Jornal Eletrônico de Goioerê e Região

Sábado, 16 de Fevereiro de 2019
  • :
  • :
siga-nos

7 DICAS PARA ACOMPANHAR SEU FILHO ADOLESCENTE NA ESCOLA

11/02/2019

Muitos pais costumam enfrentar um dilema: querem que os filhos estudem, pois sabem que é essencial para seu futuro, mas os jovens oferecem resistência, porque ainda não conseguem ter essa visão. Na verdade, eles estão focados no presente, período em que a diversão tende a falar mais alto. Mas esse cenário nos leva a uma pergunta: como motivar e acompanhar os estudos dos adolescentes?
Na prática (e na maioria das vezes), essa motivação não surge sozinha. Os pais são responsáveis por girar as engrenagens, despertando os filhos para a importância e o prazer dos estudos. Irei publicar em duas matérias seguidas 7 ótimas dicas para que você consiga motivar os estudos do seu filho, ajudando-o a pavimentar o caminho para os estudos.

ABAIXO 3 PRIMEIRAS DICAS

1. Adote (e demonstre) uma atitude positiva
Nessa fase, é bem provável que seu filho esteja passando por uma forte turbulência. E isso é mais que normal durante a adolescência, período de transição em que o jovem começa a definir sua própria identidade. Por isso, demonstrar uma atitude negativa não vai ajudar em absolutamente nada. Muito pelo contrário, aliás, essa postura só acrescenta mais pressão sobre seu filho, podendo piorar seu desempenho ou até fazer com que desista dos estudos.
O ideal é demonstrar apoio e confiança, encorajando-o. Lembre-se sempre de que suas palavras são muito importantes. Por isso, crie o hábito de efetivamente verbalizar como você acredita na capacidade do seu filho, como sabe que ele é inteligente e capaz de grandes feitos. Pode acreditar: só isso já é motivação pura!
2. Destaque aplicações práticas
Um dos fatores que mais desmotivam os adolescentes em relação aos estudos é a aparente falta de aplicação prática. É bem possível que você já tenha escutado: mas para que eu vou usar isso? Pois aí está uma oportunidade e tanto para motivar os estudos do seu filho!
Aproveite a deixa para explicar ao jovem por que aquela matéria é importante. Dê o máximo de exemplos em que conseguir pensar sobre como você usa aquele conhecimento da escola no seu dia a dia, mesmo como um adulto. Aponte as situações do mundo real em que o estudo é necessário. Ter essa noção de que o conteúdo é realmente útil pode fazer maravilhas para a motivação do seu filho.
3. Defina metas realistas e equilibradas
A falta de uma meta clara ou a definição de objetivos impossíveis também afeta bastante a motivação para estudar. E lembre-se: a menos que o aluno esteja às portas do vestibular, nem mesmo a faculdade costuma ser uma meta eficiente. Como ainda não pensam muito sobre o futuro, os adolescentes precisam de metas de curto prazo. Por isso, foque a atenção deles em algo mais próximo, como as notas do bimestre.
Além disso, evite criar metas como estudar 8 horas toda tarde, porque isso não é nada realista, tampouco compatível com o estilo de vida que o adolescente realmente deseja ter. É lógico que você não deve ceder a todos os desejos do seu filho, mas é preciso sim encontrar um equilíbrio. Dessa forma, o estudante conseguirá cumprir as exigências dos pais, mas sem abrir mão do que é importante para ele.

Na próxima semana iremos abordar as outras 4 dicas para que você acompanhe e motive seu filho na escola. Conto com você! Até a próxima...

Fonte:
http://novosalunos.com.br/7-dicas-para-motivar-os-estudos-dos-filhos-adolescentes/

Camila Lemes Alves
Psicóloga Clínica e Organizacional
Hipnose Clínica
CRP 08/12747
(44) 999706876

 



Leia Também



Enviar por email

Envie 7 DICAS PARA ACOMPANHAR SEU FILHO ADOLESCENTE NA ESCOLA
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GoioNews.
Copyright © 2004 - 2020 GoioNews.