GoioNEWS - O Jornal Eletrônico de Goioerê e Região

Sábado, 16 de Fevereiro de 2019
  • :
  • :
siga-nos

O BATISMO DE JESUS É A ANTECIPAÇÃO DE NOSSO BATISMO”.

11/01/2019

 

 

A Paz de Cristo esteja sempre convosco! 

 

Celebramos neste próximo Domingo a festa do Batismo do Senhor. Este fato antecede o que irá acontecer com todos os cristãos que no momento do santo batismo tomam consciência da filiação divina. Através da encarnação do Verbo nos tornamos filhos adotivos. Somos convidados a participar da alegria infinita que só o Senhor pode nos dar.

A comunicação de Deus em relação ao homem começa a aumentar. Jesus se oferece ao Pai por nós em um batismo de penitência que será transformado após sua missão em um batismo de consagração.

 

EVANGELHO (Lc 3,15-16.21-22): 

Naquele tempo, o povo estava na expectativa e todos se perguntavam no seu íntimo se João não seria o Messias. Por isso, João declarou a todos: “Eu vos batizo com água, mas virá aquele que é mais forte do que eu. Eu não sou digno de desamarrar a correia de suas sandálias. Eles vos batizará no Espírito Santo e no fogo”. Quando todo o povo estava sendo batizado, Jesus também recebeu o batismo. E, enquanto rezava, o céu se abriu e o Espírito Santo desceu sobre Jesus em forma visível, como pomba. E do céu veio uma voz: “Tu és meu Filho amado, em ti ponho o meu benquerer”.

 

Tu és o meu Filho amado, em ti ponho o meu benquerer.

 

A consagração batismal é o início do processo de reconhecimento de que somos profundamente amados por Deus. Não é tarefa fácil descobrir o que o Senhor tem planejado para a nossa salvação e qual é o significado dos gestos de Jesus. Deus tem um plano de amor para com a humanidade. Ele se coloca no próprio plano do homem, muitas vezes em deteriorização, para salvá-lo de seu próprio egoísmo. O Criador vem em busca da criatura fragilizada pelas suas limitações. A tarefa da pessoa é se abrir ao amor de Deus e levar os seus semelhantes a esta mesma atitude.

Qual é o sentido que estamos dando ao batismo que recebemos? Através dele nos abrimos mais a realidade que somos filhos muito amados de Deus. Todos os santos da Igreja tomaram o batismo como ponto de referência, especialmente na comunhão íntima com a Santíssima Trindade.

No momento do batismo de Jesus a Trindade se revela. O Pai entrega seu Filho pela ação do Espírito Santo. Precisamos redescobrir o mistério trinitário que está agindo em nós, para podermos começar a viver já nesta vida uma felicidade muito mais estável. Quando nos aproximamos de Deus que habita em nós desprezamos as coisas que passam para abraçar o que não passa.

O batismo que recebemos exige cultivo e abertura. Ele precisa da constante manutenção de uma vida de oração para podermos nos tornar mais humildes e vivermos na Fé. A oração nos faz crescer na Fé e na entrega que nos torna mais obedientes ao plano de Deus em nossa vida. O cristão é um promotor da verdade. Deve estar constantemente em busca da mesma para poder ser um sinal de altruísmo no mundo individualista que vivemos.

A Fé exige entrega ao mistério de Deus. É um passo de amor dado muitas vezes na obscuridade. O amor exige saída de nós mesmos. Quando nos desacomodamos estamos amando. Jesus mostra isto através de seu gesto de humildade ao pedir o batismo de penitência que João se utilizava como forma de reconciliação.

Quando levamos a sério o batismo que recebemos devemos nos preparar para o martírio. Ele poderá acontecer sistematicamente, através de nosso testemunho contraditório ao que o mundo oferece, ou de forma sangrenta como percebemos na história da Igreja em tantos heróis da fé. Aceitar Jesus é aceitar a sua Cruz Redentora. Não existe cristianismo sem Cruz. A felicidade completa não vamos encontrar nesta vida que é a preparação para o definitivo. Os anticristos de hoje desviam a verdadeira doutrina cristã para um egocentrismo da prosperidade material. Quando nos afastamos da Eucaristia e da devoção a Maria Santíssima nos perdemos e pomos em risco a nossa salvação.

A verdade está sempre associada à humildade. São estes os grandes valores que percebemos na vida de João Batista. Hoje somos desafiados a vivermos a solidariedade em um mundo individualista. Ao abrir nosso coração para Deus e para o próximo iniciamos a viver o sentido de nosso batismo.

 

Fazei Senhor que o nosso Batismo nos fortaleça na vivência de nossa Fé.

 

Rio Grande, 07 de janeiro de 2019.

 

Visite meu blog: www.padregiribone.blogspot.com

 

"Deus nos ama acima de nossas limitações".

A Obra Missionária de Evangelização e Acolhida Social Virgem do Carmo Peregrina é uma comunidade de vida localizada na cidade de Rio Grande RS. Tem como carisma o Cultivo da Presença de Deus e a Efusão do Espírito Santo vividos na Oração e na Vida Fraterna. Somos um grupo de cristãos católicos que procuramos ajudar como missionários nos locais mais desprovidos de evangelização. Também temos como ideal ajudar os mais necessitados especialmente as crianças, os dependentes químicos e os encarcerados com suas famílias.

VOCÊ TAMBÉM PODE FAZER PARTE DESTA OBRA!

1. Envie esta mensagem a todos os seus amigos...

2. Imprima esta mensagem para as pessoas que não tem acesso a Internet...

E NÃO SE ESQUEÇA:

1. Celebração Eucarística.

2. Sacramento da Reconciliação.

3. Adoração ao Santíssimo Sacramento.

4. Leitura Orante da Palavra de Deus.

5. Devoção a Virgem Santíssima.

 



Leia Também



Enviar por email

Envie O BATISMO DE JESUS É A ANTECIPAÇÃO DE NOSSO BATISMO”.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GoioNews.
Copyright © 2004 - 2020 GoioNews.