GoioNEWS - O Jornal Eletrônico de Goioerê e Região

Quarta, 12 de Dezembro de 2018
  • :
  • :
siga-nos

SOFRE DE ESTRESSE? ESSE TEXTO É PARA VOCÊ!

03/11/2018

As pessoas vivem um presente repleto de exigências (trabalho, família, sociedade, estudo e outros) que os leva sempre a uma nova forma de adaptação. Quando o organismo se depara com alguma “novidade”, o mesmo entra numa situação de estresse. O estresse não é inicialmente uma doença e sim, uma forma que o organismo encontra de se adaptar a uma diferente situação, seja ela psicológica, fisiológica, psicossocial ou física. No início o estresse é positivo, mas pode tornar-se negativo, caso o indivíduo não consiga administrá-lo. Esse estresse percorre primeiramente a fase de adaptação, em seguida a de resistência e por último a de exaustão. Essa última é a fase que pode levar o indivíduo a ter alguma doença, pois o sistema imunológico – que é o sistema responsável pela defesa do organismo – é atingido. Além de atingir o sistema imunológico, o sistema endócrino também se torna debilitado, causando assim várias modificações no funcionamento normal do corpo

Todo organismo diante de uma situação de perigo eminente ou de qualquer estímulo que dispara a ansiedade prepara-se com hormônios específicos para a luta ou para a fuga. No entanto, a exposição prolongada a esses componentes produzem o adoecimento do sujeito, gerando sintomas como: cefaleia tensional, enxaqueca vascular, aumento da pressão arterial, dores gástricas, respiração superficial, alterações intestinais, palpitações, tremores, sudorese excessiva, extremidades frias, boca seca, aumento da micção, pele oleosa, fadiga crônica, dores musculoesqueléticas, bruxismo, angústia cardíaca, tonturas, náuseas, vômitos, dermatites e broncoespasmo. A persistência no contexto pode favorecer a evolução dos sintomas para enfermidades como a depressão, realizando alterações morfológicas na massa cinzenta, diminuindo a plasticidade cerebral e gerando perda do raciocínio lógico e concentração.

Devemos fugir do Estresse?

É muito comum ouvirmos de profissionais da saúde que quem sofre de estresse deve evita-lo. Seria o ideal, mas na pratica isto se torna quase impossível, afinal você precisa trabalhar, dar conta de suas responsabilidades, etc., não é mesmo?

O que fazer?

Já que não podemos mudar sua realidade, podemos mudar a maneira como você lida com seu estresse. Durante o tratamento de Modulação do Sistema Nervoso iremos usar diversas técnicas e treinamentos específicos que irão te ajudar a controlar e reduzir seus sintomas; Além de ensinar o seu cérebro a se adaptar a diferentes situações que você vive no dia a dia. Seja uma emoção especifica, seja um conflito determinado.

Está sofrendo muito? Sente-se no limite, exaurido de suas capacidades e cheio de sintomas físicos e emocionais? Me procure

Dr. Rodrigo Carvalho

Salute Instituto de Terapias Avançadas

44 3838 1700

44 999061700

Fonte pesquisada: Psiconeuroendocrinoimunologia do Estresse, Dematte, Sabrina Cândido, 2003.



Leia Também



Enviar por email

Envie SOFRE DE ESTRESSE? ESSE TEXTO É PARA VOCÊ!
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GoioNews.
Copyright © 2004 - 2020 GoioNews.