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Segunda, 16 de Julho de 2018
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Benefícios da Soja à Saúde

13/01/2018

A soja tem uma qualidade nutricional muito interessante, devido ao seu conteúdo de proteínas. Apesar de ser uma proteína de origem vegetal, a qualidade é tão boa que é comparada a qualidade das proteínas de origem animal (que oferece todos os aminoácidos essenciais), com a vantagem de não acidificar o pH do sangue como as proteínas de origem animal fazem, prevenindo o aparecimento de doenças como osteoporose, cardiovasculares e câncer. As isoflavonas presentes na proteína da soja possuem uma forma química semelhante ao hormônio estrogênio, então, ela consegue ter uma ação também semelhante a este hormônio, porém menos intensa, podendo ser indicada para o tratamento dos sintomas da menopausa. Além disso, a soja apresenta gorduras poliinsaturadas, estão associadas com menores índices de doenças cardiovasculares e doenças neurológicas como depressão, hiperatividade, entre outras. Ainda, a soja apresenta uma série de vitaminas (principalmente vitaminas do complexo B) e minerais (cálcio, ferro, magnésio, fósforo, potássio, zinco, manganês, cobre e selênio) essenciais para o equilíbrio orgânico e funcionamento de todas as nossas células, trazendo, portanto um bem estar e saúde de uma forma ampla.
Abaixo segue um resumo com os principais benefícios à saúde conferidos pela soja:
- Osteoporose: o consumo da soja e suas isoflavonas possuem ação de aumentar moderadamente a massa óssea, inibindo a retirada de cálcio do osso;
- Diabetes: a soja pode trazer benefícios aos diabéticos porque possui arginina e glicina, que tendem a reduzir os níveis sanguíneos de insulina, além de possuir as fibras que modulam a entrada da glicose no sangue e a liberação de insulina. Além disso, estudos mostram que a soja pode auxiliar na prevenção justamente das doenças que os diabéticos são mais propensos, como a hipertensão, doenças cardiovasculares e doenças renais;
- Envelhecimento: a soja possui uma série de vitaminas, minerais e compostos bioativos que são antioxidantes, auxiliando então a prevenção do envelhecimento acelerado;
- Obesidade: Estudos em ratos mostraram que o consumo da soja pode aumentar a captação de glicose pelos músculos e aumentar a queima de gordura, facilitando, portanto, o emagrecimento. Mas vale lembrar que esses efeitos são obtidos quando a soja está inserida em uma dieta individualizada e nutricionalmente equilibrada.
Deve-se prestar atenção em como devemos consumir a soja, pois a soja crua apresenta fatores antinutricionais (conhecidos como fitatos), ou seja, que impede o aproveitamento dos nutrientes de uma forma geral. Entretanto, o cozimento desativa a maior parte desses fatores antinutricionais pelo aquecimento. Por outro lado, estudos científicos recentes têm mostrado benefícios dos fitatos, que estão sendo associados com menor risco de desenvolvimento de alguns tipos de câncer.
Boa leitura e um ótimo final de semana.



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