GoioNEWS - O Jornal Eletrônico de Goioerê e Região

Quinta, 14 de Dezembro de 2017
  • :
  • :

Ópera

12/08/2017

Ópera é um gênero artístico teatral que consiste em um drama encenado acompanhada de música, ou seja, composição dramática em que se combinam música instrumental e canto, com presença ou não de diálogo falado. Os cantores são acompanhados por um grupo musical, que em algumas óperas pode ser uma Orquestra Sinfônica completa. O drama é apresentado utilizando os elementos típicos do teatro, tais como cenografia, vestuários e atuação. No entanto, a letra da ópera (conhecida como libreto) é normalmente cantada em lugar de ser falada. A ópera é também o casamento perfeito entre a música e texto. O termo ópera provém do latim opera, plural de opus ("obra", na mesma língua), sugerindo que esta combina as artes de canto coral e solo, recitativo e balé em um espetáculo encenado.
A ópera surgiu no início do século XVII na Itália, para definir as peças de teatro musical, às quais se referia, com formulações universais como drama musical ou fábula musical, espécie de diálogo falado ou declamado acompanhado por uma orquestra.
Devido seu local de origem, a maior parte das óperas é encenada em latim ou italiano. Suas origens remontam as tragédias gregas e cantos carnavalescos italianos do século XIV.A primeira obra considerada uma ópera, data aproximadamente do ano 1594 em Florença no final do Renascimento. Chamada Dafne (está atualmente desaparecida) escrita por Jacopo Peri e Rinuccini, para um círculo elitista de humanistas florentinos, conhecido como a Camerata. Dafne foi uma tentativa de reviver uma tragédia grega clássica, como parte de uma ampla reaparição da antiguidade que caracterizou o Renascimento. Um trabalho posterior de Peri, Euridice - escrita para as bodas de Henrique IV e Maria de Médicis, em 1600 - é a primeira ópera que sobreviveu até a atualidade.
Os cantores e seus personagens são classificados de acordo com seus timbres vocais: Os cantores em: baixo, baixo-barítono, (ou baixo-cantor), barítono, tenor e contra-tenor. As cantoras em: contralto, mezzo-soprano e soprano. Cada uma destas classificações tem subdivisões, como por exemplo: um barítono pode ser um barítono lírico, um barítono de caráter ou um barítono bufo, os quais associam a voz do cantor com os personagens mais apropriados para a qualidade e o timbre de sua voz.
Uma ópera segue, basicamente, um roteiro padrão. Primeira parte, a Abertura, onde é tocada uma música pela orquestra. Seguida por, Recitativo, onde os atores ficam dialogando. Os personagens secundários participam do coro, enquanto os principais interpretam as árias (composições para voz solista).
Os países que mais se destacaram no desenvolvimento da arte da Ópera foram Itália, França e Alemanha. E os compositores que alavancaram este estilo, e que dominam os palcos pelo mundo inteiro até os dias de hoje são: os italianos: Verdi, Donizetti, Bellini, Puccini; os alemães: Mozart, Wagner, Weber, Richard Strauss, Alban Berg; os franceses: Gluck, Saint Saens, Bizet, Debussy.
Nos próximos artigos, iremos selecionar os compositores que estão que estão no pedestal operístico, que são Mozart, Verdi, Wagner e Puccini. Para os que não conhecem a ópera, é muito importante ressaltarmos sobre tudo o que envolve esta arte, que além da complexidade na composição e elaboração da partitura em sincronismo com o libreto (a história e trama), exige uma orquestra de qualidade de excelência, cantores capacitados, equipe para cenário, elaboração das roupas (figurinistas), Maquiadores, Luz, regentes de coral, pianistas preparadores do coral, pianista correpetidor para preparo dos cantores, diretores de cena, diretores de teatro, diretores de dança, bailarinos, etc. Com certeza são tantas pessoas envolvidas, que não inclui a todos, mas o suficiente para sustentar uma produção operística. Os valores para produzir uma ópera de grande porte variam muito, sendo que podem custar entre U$100.000 (Cem mil dólares), até ultrapassar a cifra dos milhões.
Já tive o privilégio de trabalhar como pianista correpetidor (preparação dos cantores solistas) quando estive realizando meus estudos de mestrado nos EUA desde 1997, e até então, estou envolvido neste meio até os dias atuais.
Saudações Musicais aos apreciadores e amantes da verdadeira Música.



Leia Também



Enviar por email

Envie Ópera
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GoioNews.
Copyright © 2004 - 2020 GoioNews.