GoioNEWS - O Jornal Eletrônico de Goioerê e Região

Quinta, 23 de Novembro de 2017
  • :
  • :

TCE propõe agrupar cidades com menos de 5 mil habitantes no Paraná. Oito na região

12/01/2017

                                    Um estudo técnico do Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR) propõe a fusão de 96 municípios que possuem menos de cinco mil habitantes no Paraná. A ideia é reduzir custos e melhorar os serviços públicos nessas cidades. A proposta demorou cerca de um ano para ser concluída e foi encaminhada ao Tribunal de Contas da União (TCU).

                                    A medida afetaria oito municípios da região – Quinta do Sol, Fênix, Quarto Centenário, Boa Esperança, Corumbataí do Sul, Farol, Altamira do Paraná e Rancho Alegre do Oeste. Pela medida proposta pelo Tribunal de Contas, Quarto Centenário e Rancho Alegre do Oeste voltariam a ser distritos de Goioerê.
                                    "Os dados foram enviados pelos municípios quando prestam as suas contas ao Tribunal e a gente identifica os gastos com saúde, educação, com a estrutura, arrecadação de impostos e foi identificado que os municípios até cinco mil habitantes têm dificuldade em se estruturar e em prestar um bom serviço público", disse o presidente do TCE, Ivan Bonilha.
                                    Ele ressaltou que não há dúvidas de que quando isso ocorre, quem sofre é a população. "A pessoa que é vítima dessa falta é a sociedade, a comunidade", acrescentou.
                                    Ainda conforme Bonilha, a proposta principal é fazer um debate sobre o assunto. "Nós queremos mostrar que existe um caminho para que a comunidade desses municípios pequenos sejam melhor atendidos. Nós entendemos que eles serão muito melhor atendidos, esses munícipes, se forem parte de um município maior do que serem especificamente um município autônomo, mas sem recursos e estrutura para prestar bons serviços". (Goionews, com informações do G1 Paraná).

 

 



Leia Também



Enviar por email

Envie TCE propõe agrupar cidades com menos de 5 mil habitantes no Paraná. Oito na região
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GoioNews.
Copyright © 2004 - 2020 GoioNews.